P A L E S T R A S
Dra. Paula Margarida Ferreira
Small dehydropeptide hydrogelators as new potential drug nanocarriers
Paula Margarida Vidigal Soares Teixeira Ferreira é professora do departamento de Química da Universidade do Minho e uma investigadora sénior no centro de Química desta mesma academia. Recebeu o seu nível de mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra e o seu Doutoramento em Química pela Universidade do Minho. A sua pesquisa atual tem como foco o desenvolvimento de novas metodologias para a síntese de derivados de aminoácidos não proteogénicos como marcadores fluorescentes, sondas conformacionais e novos materiais para aplicações biomédicas.
Dr. Ricardo Costa
Da idealização à colocação no mercado de produtos cosméticos: a importância da bioquímica na garantia de qualidade
Ricardo Costa é licenciado em Química pela Faculdade de Ciência da Universidade do Porto e mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor do departamento de Qualidade e Assuntos Regulamentares na Castelbel, uma das maiores empresas cosméticas portuguesas e considerada em 2017 pelos European Business Awards como uma das 110 empresas mais dinâmicas e promissoras da Europa (título de Ruban d’Honneur).
Dra. Marina Brito
In situ biomarkers for vulnerable atherosclerotic plaques
Marina Brito, licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 2006. Integrado nesse grau, realizou um estágio no IBMC, onde trabalhou na descrição dos mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento da doença FAP (Polineuropatia amiloide familiar), bem como na identificação de biomarcadores de novas doenças. Em 2006, iniciou o Doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina, no programa (PDBEB) na Universidade de Coimbra. De 2007 a 2011, desenvolveu sua pesquisa de tese na Université Pierre et Marie Curie (UPMC), em colaboração com o Institute Pasteur e Mauna-Kea Technologies. Em 2011, concluiu o doutoramento em Neurociências pela Université Pierre et Marie Curie, em Paris 6, França. Depois, continuou a trabalhar na otimização da técnica FRET in vivo, como investigadora da UPMC até 2012. Em julho de 2013, ingressou no INL - Laboratório Internacional de Nanotecnologia Ibérica, como investigadora adjunta. Hoje, é investigadora do grupo Ferramentas e Métodos de Diagnóstico, no Departamento de Ciências da Vida. A sua pesquisa está focada em dois domínios principais: o desenvolvimento de novas ferramentas para diagnóstico in vivo, nomeadamente no domínio das doenças cardiovasculares e no desenvolvimento de sistemas biomiméticos para imitar cenários de doenças complexas no laboratório. Tem colaboração científica em ambos os domínios, e principalmente com hospitais. Os seus interesses de pesquisa são biomarcadores, nanomedicina, simulação de cenários in vivo, biomimética, cardiologia, biologia celular e ferramentas de bioimagem.
Dra. Cândida Lucas
Glycerol – A jack of all trades and master of none
Cândida Lucas é uma microbióloga e bióloga molecular. Fez o seu mestrado e doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência em 1987 e trabalhou no CNC da Universidade de Coimbra até 1990, quando iniciou uma carreira acadêmica no Departamento de Biologia da Universidade do Minho. É atualmente membro do CBMA (Centro de Biologia Molecular e Ambiental), unidade de investigação da ECUM da qual foi fundadora em 1986 e diretora por 7 anos. Além disso, é membro do Comitê de Direção do Instituto de Ciência e Inovação para A Bio Sustentabilidade (IB-S), criado em conjunto com P. Lourenço da Unidade de Pesquisa ISISE da EENG. Os seus interesses científicos sempre se concentraram em leveduras, começando com as chamadas não convencionais, das quais a atenção precoce ao glicerol, aos seus genes associados (vários dos quais foram descobertos pelo seu grupo) e ao seu metabolismo, assim como as suas aplicações e implicações biotecnológicas. Assim, colaborações extensas com parceiros industriais brasileiros renderam uma patente integrada de bio refinaria para a diminuição da pegada ambiental da indústria de bio etanol à base da cana-de-açúcar. A atividade de geração de tecnologia / ciência aplicada está em pesquisa básica sólida, que atualmente se estende à caracterização da matriz extracelular de fermento, como base para desvendar a base da multicelularidade microbiana e de uma nova levedura, via de sinalização de Hedgehog, que controla esse mesmo comportamento.
Dr. Hernâni Gerós
Investigação e inovação no setor agro-alimentar
Concluiu em 1999 o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho. Atualmente é Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade do Minho. Em 2005 recebeu em Seattle (USA) o prémio para o melhor artigo científico publicado no American Journal of Enology and Viticulture. Lecionou em várias Universidades estrangeiras, incluindo a Universidade de Bordéus (França), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade Católica de Louvaina (Bélgica) (Programa Erasmus) e na Universidade da Califórnia – Davis (Programa Fulbright). É autor de mais de 50 artigos científicos e mais de 10 capítulos de livro. É o editor principal de 2 livros de circulação internacional e membro da equipa editorial das revistas científicas PlosOne e Frontiers in Plant Science. É investigador principal/participante de vários projetos de investigação nacionais e europeus, bem como de intercâmbio científico, e orientador de diversos projetos de licenciatura, de doutoramento e de pós-doutoramento.
Dr. Cyril Martins
Pharmaceutical Industry: From molecule to Medicine
Cyril Martins é licenciado em Bioquímica pela Universidade do Minho e mestre em Biomedicina Farmacêutica pela Universidade de Aveiro. Iniciou a carreira profissional em 2012 como Monitor de Estudos Clínicos na Keypoint Portugal. Em 2013 assumiu o cargo Clinical Project Leader na St. Jude Medical (actual Abbott Medical), uma das maiores empresas farmacêuticas a nível mundial, tendo como principais responsabilidades implementar e coordenar estudos clínicos em Portugal.
Dra. Paula Lopes
Food Authenticity – a Challenge Worthy of Simplifying
Paula Martins Lopes licenciou-se em Engenharia Agrónoma em 1996, tirou mestrado em Recursos Genéticos e Plantas e Criação Florestal, e doutorou-se em genética no ano de 2006. A investigação para mestrado e doutoramento foi executado com a colaboração do Departamento de Cereais do Laboratório de Cambridge, John Innes Centre, Norwich, U.K.
Atualmente, é professora assistente do Departamento de Genética e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora do Plant Functional Genomics Group do BioISI como um membro integrado. As suas linhas de pesquisa estão ligadas a estudos sobre estratégias de autenticidade alimentar usando plataformas de PCR e Biosensor, stress de alumínio em cereais e stress patogênico na azeitona. Participou em 19 projetos de investigação, sendo a investigadora principal em 4 deles. É autora / co-autora de 37 revistas SCI publicadas em artigos completos, 6 capítulos de livros, sequências NCBI e mais de 100 resumos em conferências. Também integrou o painel de avaliação nacional da FCT de relatórios de projetos e bolsas de doutoramento.
Dra. Ana Sofia Silva
Assessing the quality of inhalation drug products and the importance of in vitro testing
Ana Sofia Silva é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (em 2007) e em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Superior Técnico/Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (em 2012).
Trabalha na Hovione desde 2009, neste momento na área de R&D Drug Product Development – Analytical Development, área que dá apoio ao desenvolvimento de métodos analíticos de caracterização de produtos formulados (tanto orais como para inalação). Neste momento, lidera a área de caraterização analítica de produtos formulados para via de administração inalatória.
Antes da Hovione trabalhou na Novartis e na Vectura, no Reino Unido, durante cerca de 2 anos.
Beatriz Domingues, Daniela Loureiro, Sandra Gomes, Andreia Araújo, Henrique Ribeiro, Sara Ribeiro
Mesa Redonda - "Investigação vs Indústria: Onde se encontram?"
Esta iniciativa tem o objetivo de promover o debate entre os participantes e os convidados dentro deste tema que é “Da investigação à indústria”, tendo desta forma ex-alunos e alunos atualmente inseridos no mundo da investigação assim como da indústria.